Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Escolas Municipais de Juara foram contempladas com Laboratórios de Informática do ProInfo do MEC


As Escolas Municipais Maria Pirovani Riva, Presidente Costa e Silva, Jardim Califórnia e Agrícola Arthur Pinotti de Juara foram contempladas com laboratórios de informática através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), juntamente com o Governo Federal.

Segundo a Secretária Livrada Fernandes de Paula, as quatro escolas municipais da zona urbana de Juara que trabalham com o ensino fundamental foram contempladas com um kit contendo 17 computadores e uma impressora que funcionará em rede.

No ano passado as salas foram preparadas pela administração, mas as escolas não foram agraciadas. Nesse ano a secretaria já recebeu os kits que serão montados por um técnico da Positivo, empresa responsável por fornecer os equipamentos ao programa.

A Professora Livrada deixou claro que resta apenas a instalação do laboratório para que os alunos possam fazer uso em sala de aula. A empresa já foi notificada e tem 60 dias para realizar a montagem.

"O técnico da prefeitura não pode mexer senão perde a garantia. Vem um técnico da empresa que fornece os produtos e fará a instalação dos equipamentos e quando for necessária alguma manutenção, cabe a eles fazer", declarou ela.

No ano passado duas escolas municipais da zona rural de Juara receberam o kit ficando apenas as quatro para esse ano. Há ainda outras escolas que receberão esse laboratório até o final do mês de Junho.

"Teremos ainda a sala de recursos da Escola Pingo de Gente, que nessa última reunião que tivemos em Cuiabá nos informaram que chegarão nos próximos dias, então nós estamos no aguardo desses materiais, uma vez que fomos selecionados desde o ano passado e estão chegando gradativamente no decorrer desse ano", finalizou Livrada em entrevista à Rádio Tucunaré.

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.

O MEC compra, distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem providenciar a infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os computadores.


Fonte:Rádio Tucunaré

quarta-feira, 5 de maio de 2010

UCA: Começa a entrega dos 150 mil laptops às escolas

Convergência Digital

16/04/2010
As 300 escolas da rede pública que vão participar do programa Um Computador por Aluno (UCA) começaram a receber os laptops a partir desta quinta-feira, 15/04. No primeiro lote serão distribuídos 33.765 máquinas para 85 escolas em dez estados até 13 de maio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até o final de 2010 serão entregues 150 mil computadores.

As escolas participantes do programa foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Cada uma delas deve definir, de acordo com seu projeto pedagógico, a forma como os computadores serão utilizados em sala de aula. Segundo o MEC, os equipamentos possuem um sistema de segurança que desativa o computador caso ele permaneça muito tempo fora da escola. O prazo de garantia das máquinas é de um ano.
Cada laptop do UCA saiu por R$ 550. O total de investimento no programa foi de R$ 82 milhões. O equipamento tem 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 quilo.

Fonte: http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=395%3Auca-comeca-a-entrega-dos-150-mil-laptops-as-escolas-&catid=1%3Anoticias-pt&Itemid=50&lang=pt Acessado dia 05 de maio 2010

sábado, 1 de maio de 2010

Sala do Futuro

Imagens em 3D podem ser usadas para explicar física ou biologia. Ao criar pequenos robôs, os alunos podem aprender conceitos de matemática. Os equipamentos não substituem o trabalho dos alunos.